terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Considerações

Acredito que entre muitas instituições existentes, e algumas que conheço, a Escola de Educação Infantil Cata-Vento, é realmente uma referência de escola em minha cidade. Através de minhas observações, pude perceber que respeita a criança, trabalha suas áreas de desenvolvimento consideradas importantes pelo referencial. Apenas o fato de adotar um sistema de ensino não me agrada, mas em contra partida, a coordenadora propõe projetos a serem trabalhados juntamente com a apostila, de acordo com o desenvolvimento de cada sala, para que as crianças possam sempre ter a oportunidade de se desenvolverem normalmente, sem se sentirem pressionadas.
A instituição de Ensino Cata-Vento compreende o cuidar como parte integrante da educação, como me relata em entrevista a coordenadora pedagógica Paula, pois acredita que esse cuidar, dar atenção a criança, entender seu desenvolvimento, sua singularidade, ajuda a mesma a se desenvolver. Relata também que o educar para a instituição é preparar a criança para desafios posteriores, não se esquecendo de conhecer sua realidade, suas necessidades e trabalhar junto a ela, em cima disso. Paula enfatiza que o cuidar e o educar, assim como é dito no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, estão articulados. O planejamento da instituição é elabora como uma intencionalidade e reflete a visão do trabalho que a Cata-Vento mantém com a criança, que ele sofre alterações a partir do dia-a-dia da instituição, que coordenação e direção estão sempre refletindo sobre a ação pedagógica.
Concluo, portanto, que minha passagem pelo estágio, especificamente por essa Instituição de ensino, não apenas me mostrou na prática a teoria que possuo, como me fez admirar mais essa “fase” da educação, que deve sim ser entendida como básica, pois o que as crianças vivenciam aqui, a prepara para a próxima fase, ensino fundamental. É de extrema importância a presença da Gestão em uma instituição de ensino, é ele que, no meu ver, da o preparo, sustenta a base, para que a instituição caminhe na direção correta, caminhe para que ocorra o pleno desenvolvimento da criança. Ter uma criança sob seus cuidados é muita responsabilidade, e ir mais além, cuidando de seu desenvolvimento, de sua educação, é uma responsabilidade maior ainda, como cita Luciana Esmeralda Ostetto:
Tanto creches quanto pré-escolas, como instituições educativas, têm uma responsabilidade para com as crianças pequenas, seu desenvolvimento e sua aprendizagem, o que reclama um trabalho intencional e de qualidade. (OSTETTO, 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário