terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Plano de Estágio

I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Local da atividade
Instituição: Escola de Educação Infantil – Cata-Vento.
• Endereço: R. Armando Salles de Oliveira, 623. Cidade Nova - Indaiatuba, SP.
• Telefone (s): (19) 3875-4731
• Agrupamentos: Creche (0 a 3 anos) e Pré-Escola (4 a 5 anos)

II. Justificativa:
O estágio de Educação Infantil B realizado na disciplina de Didática da Educação Infantil, é considerado por mim de extrema importância para a minha formação, pois acredito que é nesse momento do curso de Pedagogia que o estudante tem a oportunidade de estar em sala de aula, estar em contato com a área que escolheu para atuar. A disciplina propõe o estudo dos elementos da didática da educação infantil e a elaboração de um projeto de intervenção pedagógica para ser desenvolvido em creches e pré-escolas na rede de ensino.

III. Objetivos:
Acredito que o objetivo do estágio de Educação Infantil B é o de dar a oportunidade de ter contato direto com a realidade educacional brasileira, nos vários agrupamentos da educação Infantil (creche e pré-escola), poder conhecer a organização e o funcionamento da instituição de educação infantil no âmbito da prática pedagógica e fortalecer concepções teóricas trabalhadas ao longo do curso através da relação entre teoria e prática.
Considero o estágio de docência na Educação Infantil de extrema importância pois proporciona a oportunidade de conhecer a estrutura, dinâmica e organização da prática pedagógica desenvolvida nos diferentes agrupamentos de crianças de 0 a 5 anos, podendo assim compreender a especificidade do trabalho educativo na primeira etapa da educação básica, identificando as necessidades educativas da criança nas diferentes etapas do seu processo de desenvolvimento. O estágio permite ainda, também propor e desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a promoção do desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

IV. Etapas a serem realizadas:
O Estágio propõe dois momentos, o primeiro momento voltado para o conhecimento da instituição-campo no que se refere à sua prática pedagógica e o segundo momento deverá proporcionar ao aluno à oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-metodológicos em situações concretas do trabalho pedagógico. O estágio da disciplina de Educação Infantil B é composto de 68 horas, sendo 34 horas em creches e 34 horas em pré-escola. Dessas 68 horas, 10 horas são para atuação em sala de aula, onde elaboraremos uma proposta de intervenção pedagógica, preparação e produção de material didático e elaboração de ficha de acompanhamento/avaliação.

V. Cronograma:





VI. Bibliografia
- Estágio Curricular do Curso de Pedagogia (Projeto de Estágio da FAEDUC).
- Estágio de docência na Educação Infantil.

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