terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Plano de Estágio

I. INTRODUÇÃO:

O Ensino Fundamental de nove anos está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e tornou-se obrigatório pela Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005. A Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro do ano seguinte foi sancionada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, determinando assim a matrícula de todas as crianças de seis anos no primeiro ano do ensino fundamental, sendo um direito da criança e dever dos pais e/ou responsáveis e do estado.
Segundo Brandão (2009), a segunda dessas leis concede um prazo, que vai até o ano de 2010, para que os sistemas de ensino e as escolas se adequassem a lei sem causar danos ao processo de ensino-aprendizagem das crianças. Alguns documentos foram produzidos pelo Ministério da Educação visando esclarecer possíveis dúvidas. Entre eles, “O Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais, documento criado a partir de diálogos com gestores presentes em sete encontros regionais realizados com diversos sistemas de ensino.
É importante que o estudante do curso de pedagogia tenha entendido a proposta do governo de aumentar o ensino fundamental de oito para nove anos, para que possa realizar o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental complementando sua formação. Segundo Pimenta e Lima (2010), o estágio deve ser a relação do que é vista na teoria com o que é visto na prática. Pensando nisso, o presente estágio, vinculado a disciplina de Didática do Ensino Fundamental A, deverá ser realizado no 1º ou no 2º ano do Ensino Fundamental, sendo considerado, por mim, de extrema importância para a formação do pedagogo, pois acredito que é nesse momento do curso de Pedagogia que o estudante tem a oportunidade de estar em sala de aula, de estar em contato com sua área de atuação.
Considerando esses aspectos, a disciplina propõe estudar os elementos da didática do Ensino Fundamental, a elaboração de projeto de trabalho para classes de alfabetização, a elaboração de recursos didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental e a realização desse estágio em classes de alfabetização, ou seja, nos 1º ou 2º anos do Ensino Fundamental. Através de todos esses pontos, é possível que o estudante de Pedagogia amplie sua visão quanto às práticas didático-pedagógicas mais coesos com a realidade educacional através da observação a ser realizada o estágio proposto, mas principalmente através da montagem e prática do projeto de atuação. Pretendo, portanto, cumprir meu estágio em uma instituição de ensino público do município de Indaiatuba.

II. Objetivos:

Acredito que o objetivo do estágio do Ensino Fundamental A é o de dar a oportunidade ao aluno de Graduação de ter contato direto com a realidade educacional brasileira no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
a. Conhecer a organização e o funcionamento da instituição no âmbito das práticas pedagógicas e fortalecer concepções teóricas trabalhadas ao longo do curso por meio da relação entre teoria e prática.
b. Desenvolver um projeto de atuação em comum acordo com o professor responsável pela turma, a partir da realidade observada.
c. Entender o processo de alfabetização e relacionar com o que estamos vendo em sala de aula, como as aprendizagens em matemática, ciências da natureza, história, geografia, etc. É de extrema importância observar outros aspectos além daqueles estudados pela disciplina de Didática do Ensino Fundamental A.

III. Desenvolvimento/Metodologia:

O Estágio do Ensino Fundamental A propõe dois momentos: o primeiro momento voltado para o conhecimento da instituição-campo no que se refere à sua prática pedagógica e leitura e estudo do Projeto Politico Pedagógico da instituição; já no segundo momento, o estágio deverá proporcionar à oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-metodológicos em situações concretas do trabalho pedagógico.
O estágio vinculado à disciplina de Didática do Ensino Fundamental A é composto de 68 horas, sendo 58 horas de observação e 10 horas de atuação em sala de aula, para o qual será elaborada uma proposta de intervenção pedagógica, preparação e produção de material didático e elaboração de ficha de acompanhamento/avaliação em comum acordo com a professora responsável pela sala de aula. Deixo claro que há um comprometimento da estagiária para com o estágio, para que não atrapalhe o andamento da turma, além disso, os dados da observação e os resultados da atuação será registrado em um diário de campo.







IV. Referencias bibliográficas

- BRANDÃO, Carlos da Fonseca; PASCHOAL, Jaqueline Delgado. Ensino Fundamental de nove anos – Teoria e Prática na sala de aula. São Paulo: AVERCAMP, 2009.
- BRASIL, Lei Nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.
- BRASIL, Lei Nº 11.274/06 – Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília: Presidência da República, 2006.
- PIMENTA, Selma Garrido, LIMA, Maria Socorro Lacena. Estágio diferentes concepções. Estágio e Docência. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.

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